
NAZARÉ PAULISTA | SP
15.09.24
17h | DOM
Marília Vargas
Liuba Klevtsova
Vana Bock
IGREJA N. SRA. DE NAZARÉ
Praça Nossa Senhora de Nazaré, 49
Centro – SP
PROGRAMA
FANNY MENDELSSOHN (1805-1847)
Schwanenlied
CLARA SCHUMANN (1819- 1896)
Lorelei
BERTHA VON BRUKENTHAL (1846-1908)
Der Träumende See
CAMILLE SAINT SAËNS (1835-1921)
Le Cygne
NADIA BOULANGER (1887-1979)
La sirène
ALPHONSO HASSELMANS (1845-1912)
La Source
HEITOR VILLA LOBOS (1887- 1959)
Canto do Cisne Negro
BABI DE OLIVEIRA (1908-1993)
Caboclo do Rio
HELZA CAMEU (1903-1995)
A toada da chuva
LAURA ONOFRI DE FIGUEIREDO (SÉC. XX)
As meninas do mar
MARIA CLARA VALLE (1983)
Kianda, Senhora das Águas * estreia mundial
IARA COELHO (SÉC. XX)
Lua de Yemanja
BABI DE OLIVEIRA (1908-1993)
A sereia do mar

Vana Bock
violoncelo
Mestre em Artes (Performance Musical) pela ECA-USP e violoncelista da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) desde 1998, foi professora de violoncelo da EMESP, de 2009 a 2023. É uma das idealizadoras e coordenadoras da ABRACELLO (Associação Brasileira de Violoncelistas), criada em 2021. Foi integrante da Orquestra Experimental de Repertório, Camerata Fukuda, Orquestra Jazz Sinfônica e chefe de naipe da Orquestra Municipal de Jundiaí. Foi bolsista da Fundação Vitae e do Ministério da Cultura, especializando-se em violoncelo e música de câmara na Academia Ferenc Liszt, em Budapeste, Hungria (2000 a 2003). É violoncelista de diversos grupos de música de câmara: Quadril Quarteto de Cordas, Núcleo Hespérides, Duo Imaginário (duo de violoncelos com Adriana Holtz), Neymar Dias Trio e Duo Villa Brasil (com o pianista Daniel Grajew). Em 2015 fez a estreia latino-americana do Concerto para Violoncelo e Orquestra de Cordas da compositora búlgaro-britânica D. Tabakova, com a Orquestra Municipal de Jundiaí, sob a regência de Claudia Feres.
Liuba Klevtsova
harpa
A russa Liuba Klevtsova nasceu e estudou em Moscou. Após sua formação acadêmica no Conservatório Tchaikovsky de Moscou na classe de Vera Dulova no ano 2000, integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, onde atua como harpista principal e professora da Academia da OSESP.
Marília Vargas
soprano
Uma das mais ativas e respeitadas sopranos de sua geração, Marília Vargas divide seu tempo entre o ensino, a preparação vocal de coros, e sua carreira de concertos. Sua intensa atividade musical nas últimas temporadas inclui concertos com diferentes orquestras e formações de câmara. Realizou inúmeras gravações para rádio e TV brasileiras e europeias. Sua discografia, com mais de 20 álbuns destacam-se: Engenho Novo, em parceria com o compositor e multi-instrumentista André Mehmari; Viagem Infinita, com o clarinetista Jairo Wilkens e a pianista Clenice Ortigara; Nossos espíritos livres, dedicado às canções francesas do século XVII, vencedor da categoria melhor CD, voto público, do Prêmio Concerto 2021; e o mais novo lançamento: Nove Árias Alemãs, de G. F. Händel, com ornamentações de Nicolau de Figueiredo, com Juliano Buosi, Fernando Cordella e convidados. Marília Vargas é professora de Canto Barroco e Canto Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo e preparadora vocal do Coral Jovem do Estado. É também professora de Canto Lírico da Escola Municipal de Música de São Paulo, e professora convidada da Academia do Neojiba, em Salvador. Em março de 2024 estreou seu primeiro programa na Rádio Cultura FM, Mater Música - um panorama das mulheres compositoras através dos tempos.
Águas Vertentes
A música, o feminino e a conexão com as águas são o mote que nos inspirou para este programa ímpar, que reúne compositoras e compositores da Europa e do Brasil. Destacamos a presença de compositoras brasileiras que até então se encontram no anonimato, e cujas histórias não temos conhecimento, enquanto outras, mesmo já conhecidas e festejadas ainda tem muito pouca visibilidade. Este programa pretende trazer luz a esta produção musical e oferecer ao publico uma experiencia inédita, incluindo uma estreia mundial de peça composta especialmente para o programa, pela jovem compositora Maria Clara Valle.
O canto do cisne nos abre as portas para encontros musicais com os rios, fontes, o mar, as sereias e a rainha do mar, Iemanjá. Nota-se com clareza como estes elementos se encontram unanimes na música de tantos artistas, de tantos lugares diferentes, reafirmando a já sabida intrínseca conexão das águas e do ser humano em todas as esferas da arte e da vida.
15.09.24
10h | DOM
CLUB PORTO VALENTE com Candido Ramos e Andrea Pupo
Rodovia Dom Pedro 1, km 44,5, Nazaré Paulista – SP
15 vagas | Inscrições pelo whatsapp (21) 995827353



15.09.24
14 | DOM
Palestra com Andrea Pupo
SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA
NOSSA SRA. DE NAZARÉ
Praça Nossa Senhora de Nazaré, 49 – Centro
Andrea Pupo
Palestrante
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (1994) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2006). Com especialização em Ciência e Tecnologia pela UFABC (2012), mestra em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela ESCAS/IPÊ (2017). É coordenadora de projetos de educação ambiental do Instituto Ipê.


12.09.24
QUINTA
CENTRO SOCIOCULTURAL PEDRO BISPO DE SENA
Av. Comendador Vicente de Paula Penido, 140 – Centro
08h30 - OFICINA CRIATIVA
Wilton Garcia
Público: estudantes e docentes de escola pública e demais interessados/as 30 vagas.
Inscrições pelo whatsapp (21) 995827353.
Criação de um painel visual de elementos da água, em formato cortina suspenso larga escala (300x200cm). Com reuso de material do cotidiano, usar diferentes técnicas (colagem, desenho, pintura), apoiadas pelo conceito de Bricolage. E despertar a sensibilidade de uma Arte Sustentável, ao convidar jovens de escola pública de Nazaré Paulista/SP para elaborar formas aquosas (âncora, barco, cavalo marinho, concha, lula, peixe), que tematizem a natureza viva da água. O resultado dessa atividade coletiva será fotografa, videografada e divulgada nas redes sociais da internet.

Wilton Garcia
Artista visual, docente da Fatec, Pesquisador Fapesp, Doutor em Comunicação pela USP. Em Nazaré Paulista dirige o Ateliê Hagrado, desde 2007, que propõe ações de arte em prol do meio ambiente – contra o desperdício e a poluição de rios e lagos.
15.09.24
DOMINGO
PRAÇA DA IGREJA N. SRA. DE NAZARÉ
Praça Nossa Senhora de Nazaré, 49 – Centro
15h - SHOW
Tony Viola

Tony Viola
Tony Viola nasceu e foi criado no interior trabalhando em lavouras. De origem humilde, Tony é Autodidata na viola e começou a tocar e cantar cedo, com apenas 16 anos. Teve várias parcerias, dentre as quais se destacam os duos com Mauricio Torres, Fábio Reis e Jander. Tocou em Folia de Reis, eventos religiosos, festivais e diversos programas de TV, tornando-se conhecido e admirado na região.
15h30 - APRESENTAÇÃO
Associação de Capoeira Berimbau da Senzala - Mestre Bené

Associação de Capoeira Berimbau da Senzala - Mestre Bené
Benedito Aparecido de Almeida, conhecido no mundo artístico da capoeira como Contramestre Bene, iniciou seus estudos no esporte em 1990, formando-se em 1998 pelo Grupo Senzala de Capoeira, com sede na cidade de Mairiporã- SP. Em 1999 funda a Associação de Capoeira Berimbau da Senzala, na cidade de Nazaré Paulista-SP, que conta com sede própria no bairro Vicente Nunes e atua em parceria com a Secretária de Cultura e Esporte do Município. A associação participa de diversos eventos nacionais e internacionais. Seu projeto “Educando com Capoeira” desenvolve trabalhos com crianças, jovens e com a terceira idade, sendo fundamental para a vida cultural e social da cidade.
NAZARÉ PAULISTA | SP
15.09.24
Fotógrafo: Beatriz Rodrigues
