

ILHABELA | SP
14.07.24
17h | DOM
Danilo Caymmi e Claudio Nucci
TEATRO DE VERMELHOS
Instituto Baía dos Vermelhos
Av. Governador Mário Covas Júnior, n° 11.970
Os lugares serão ocupados por ordem de chegada
PROGRAMA “CANÇÕES DAS ÁGUAS”
MARISA MONTE
Água também é mar
GUILHERME ARANTES
Planeta água
TOM JOBIM
Água de beber
PAULINHO PEDRA AZUL
Nascente na pedra
TOM JOBIM
Correnteza
DORIVAL CAYMMI
Quem vem pra beira do mar
O bem do mar
É doce morrer no mar
A jangada voltou só
O mar
Saudade de Itapoã
Pescaria
Você já foi à Bahia
O bem e o mal
MARCOS VALE E PAULO SÉRGIO VALE
Viola enluarada
ZÉ RENATO, CLÁUDIO NUCCI E JUCA FILHO
Toada
Quem tem a viola
CLAUDIO NUCCI
Quero Quero
DANILO CAYMMI
Casaco marrom
Vatapá
Samba da minha terra
Maracangalha
CLAUDIO NUCCI
Sapato velho
DANILO CAYMMI E PAULINHO TAPAJÓS
Andança
DORIVAL CAYMMI
Suite do pescador
TOM JOBIM
Samba do avião
JORGE BEN JOR
Chove chuva
DANILO CAYMMI E CLAUDIO NUCCI
A apresentação de Danilo Caymmi e Claudio Nucci acontece no Teatro de Vermelhos, em parceria do FASA com o Instituto Baía dos Vermelhos, encerrando o Festival Vermelhos 2024 - Música e Artes Cênicas.
A dupla irá apresentar o espetáculo Concerto das Águas, no qual reúne as famosas Canções Praieiras de Dorival Caymmi, tais como “Quem vem pra beira do mar”, “O bem do mar”, “O mar”, “Pescaria (canoeiro)”, “É doce morrer no mar”, “A jangada voltou só” e “Saudade de Itapoã”, além de outros sucessos do mestre baiano, como “Vatapá”, “Samba da minha terra” e “Maracangalha”.
A temática das águas segue com Tom Jobim em “Samba de avião” (com a menção às “praias sem fim” da Cidade Maravilhosa) e “Correnteza”, uma parceria com Luiz Bonfá. Integram ainda o repertório o clássico “Chove chuva”, de Jorge Benjor, além de “Água também é mar” de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, “Planeta Água”, famosa canção de Guilherme Arantes, e “Os rios”, composição de Claudio Nucci e Juca Filho que cita vários rios da Bacia Amazônia. Os dois não deixarão também de cantar as suas obras de sucesso maior, tais como “Andança”, “Casaco marrom”, “O bem e o mal”, de Danilo Caymmi, “Sapato velho”, “Quero quero” e “Toada”, de Claudio Nucci.
A dupla se encontrou pela primeira vez nos anos 70, no início do movimento que lançou os primeiros discos independentes produzidos no Brasil; Danilo com o lançamento do LP Cheiro Verde e Claudio com o LP de estreia do quarteto vocal Boca Livre. Esse espetáculo foi especialmente desenvolvido para o FASA.


14.07.24
8h | DOM
TRILHA DA ÁGUA BRANCA
Guia: Danilo Taino
Ponto de encontro: Entrada da Estrada dos Castelhanos (Início da Trilha da Água Branca)
Danilo Taino
Criado em Ilhabela, Danilo Taino atua com ecoturismo desde 2014, quando fundou a agência Da.Ma.Ta Ecoturismo. É criador do Portal Arquipélago Ilhabela, que desde 2020 atua como uma das principais mídias locais. Foi atleta da Seleção Brasileira de Rugby entre 2008 e 2014.

14.07.24
15h | DOM
Palestra com Carlos Nunes
Sala próxima ao Restaurante
Instituto Baía dos Vermelhos
Av. Governador Mário Covas Júnior, n° 11.970

Carlos Nunes
Palestrante
Graduado em Administração com MBA em Gestão Ambiental, Gestão Pública, Ciência de Dados, pesquisador no programa Ambiente, Saúde e Sustentabilidade e Cidades Globais na Universidade de São Paulo (USP).
Consultor, jornalista de dados e sócio-proprietário da empresa de Meio Ambiente, Administração e Tecnologia com Sustentabilidade S\S Ltda.
Atuação em várias áreas, incluindo pesquisa, levantamento de dados e construção de indicadores, gestão pública, gestão ambiental e territorial, planejamento estratégico, mobilidade urbana e educação digital.
Professor na FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião nas disciplinas de Gestão, Responsabilidade Socioambiental e Business Intelligence.
Co-fundador do Instituto Ilhabela Sustentável e criador do Observatório dos ODS do Litoral Norte de SP.
14.07.24
DOMINGO
INSTITUTO BAÍA DOS VERMELHOS
Av. Governador Mário Covas Júnior, n° 11.970

10h às 18h - FOTOGRAFIA
Exposição de fotos de Maristela Colucci e Luciano Candisani em telas.
Local: Foyer do Teatro de Vermelhos

Maristela Colucci
É fotógrafa e artista visual. Apresentou seis exposições individuais no Brasil e uma em Lisboa, Portugal. Coletivamente, expôs no Brasil em museus como MAM e MIS e no Memorial da América Latina. Expôs também na Colômbia, na Itália, na Tailândia, em Portugal e nos Estados Unidos. Tem oito fotolivros autorais publicados e suas imagens estão em 24 selos do Brasil e em cartões telefônicos. Estão presentes também nas seguintes coleções: MAM (Verde Lente), FNAC e BnF – Bibliothèque nationale de France.

Luciano Candisani
Produz há duas décadas narrativas fotográficas que interpretam culturas tradicionais e ecossistemas ao redor do mundo. Suas imagens, reconhecidas com alguns dos principais prêmios da fotografia mundial, reúnem uma identidade estética e se equilibram de forma peculiar entre arte e documento. São imagens sempre carregadas com a motivação criativa do autor: mostrar a vida nos grandes espaços naturais remanescentes e alertar para a urgência de salvaguardar territórios e culturas em risco. Seus trabalhos aparecem em exposições, galerias de arte e museus ao redor do mundo e são publicadas por revistas conceituadas, como a norte-americana National Geographic e a alemã GEO, além de vários jornais, como o britânico The Guardian e os brasileiros O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, entre outros. Sua produção conta ainda com sete livros fotográficos, inúmeras matérias, workshops e palestras no Brasil e exterior.

12h - PINTURA AO VIVO
Patti Silva
Local: Foyer do Teatro de Vermelhos
Patti Silva
Ilustradora desenhista, Artista, Professora
Especialista em ilustrações botânicas e design, Patti trabalha com desenho e pintura em paredes em Ilhabela e região. Também atua como professora e oficineira no Projeto Margaridas e expositora do Projeto das Pretas e feiras diversas, incluindo participação em exposição de arte na Fundaci / Ilhabela.

13h - OFICINA DE LETTERING E POESIA VISUAL
Naiara Novazzi
Local: Em frente à Sala do Porão
Naiara Novazzi
Produtora cultural, artista visual e arte-educadora.
Naiara utiliza oficinas como ações catalisadoras na reinvenção do cotidiano. Com o objetivo de explorar a poesia em suas variadas formas e estilos, a artista convida o público presente para se expressarem durante essa experiência na Baía dos Vermelhos . O resultado final será um painel colaborativo.

16h – SHOW
Trio Instrumental Ciribaí
Local: Teatro de Vermelhos
Ciribaí
Música Instrumental
Trio instrumental formado pelos músicos Paulio Celé - Guitarra, Sá Reston - Piano e Junior Chiaparini - Baixo Elétrico, que prima pela espontaneidade da improvisação, com repertório repleto de referências à cultura popular, composições e arranjos autorais influenciados pela Música Universal de Hermeto Pascoal. O grupo está na fase de pré-produção do seu primeiro disco. Todos dedicam-se integralmente à música e dão continuidade à lógica dos ensaios semanais, tal qual a escola Jabour de Hermeto e Grupo, fazendo deste um feliz encontro que transmite através de sua expressão sonora o desejo de somar suas trajetórias musicais e honrar a Música Instrumental Brasileira.

18h15 – CORTEJO
Cortejo do Maracatu Marabantu na saída do show, conduzindo o público até a saída do Instituto Baía dos Vermelhos
Maracatu Marabantu
Cultura Popular
Criado em 2018, em Ilhabela-SP, Marabantu é um grupo percussivo, que estuda e promove a cultura Afrobrasileira e Pernambucana do Maracatu de Baque Virado, tendo como maior referência a Nação (grupo) de Maracatu Porto Rico (Recife – PE). O Grupo é conduzido por Pedro Vercelino, músico percussionista e educador musical, formado pelo Conservatório de Tatuí – SP, idealizador do Projeto Re-percussão, pesquisador da música afrobrasileira e do universo percussivo inserido nesse contexto.
ILHABELA | SP
14.07.24
Fotógrafo: Matheus Costato
