
IPORANGA | SP
04.08.24
17h | DOM
Fabio Zanon e Marcelo Barboza
IGREJA MATRIZ | PARÓQUIA DE SANT'ANA
Praça Luiz Nestlehner
R. Benjamin Constant, 276-302 - Centro
PROGRAMA
Paulo Porto Alegre
Encontro das Águas
Leo Brower
Mitologia das Águas
T. Takemitsu
Toward The Sea
B. Bartók
Danças Romenas


Fabio Zanon
Um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional, Fabio Zanon é aclamado por interpretações que combinam imaginação, integridade e uma poderosa sonoridade. Regente, educador e difusor da música clássica, têm contribuído para colocar o violão clássico numa perspectiva cultural mais ampla. É vencedor dos maiores concursos internacionais de violão e já se apresentou em mais de 50 países, em salas de prestígio, como o Royal Festival Hall (Londres), Philharmonie (Berlim), Sala Tchaikovsky (Moscou) e Concertgebouw (Amsterdã), à frente de orquestras como a Filarmônica de Londres, Orquestra Estatal Russa, Berliner Camerata, Orquestra de Câmara de Israel e Sinfônica da Rádio de Dublin. Professor da Royal Academy of Music em Londres e coordenador artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Fabio Zanon recebeu, em 2022, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina.
Marcelo Barboza
Igualmente respeitado pela solidez de seu trabalho orquestral e pela versatilidade de seus projetos como solista, Marcelo Barboza atua como primeira flauta da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e é associado da Royal Academy of Music em Londres. Foi flautista da OSESP de 1994 a 2002; paralelamente, manteve uma constante atividade como solista na Europa, pontuada por gravações para os selos Meridian, SOMM (Grã-Bretanha) e Dacapo (Dinamarca). Residindo na Suécia, atuou na Ópera Real de Estocolmo, Orquestra de Câmara de Odense e na Carl Nielsen Filarmônica. Regressou ao Brasil em 2006 para assumir o posto no Theatro Municipal. É Mestre pela University of London, na Inglaterra, e professor de flauta na FAAM em São Paulo, e já ministrou cursos nas academias de Estocolmo, Piteå e Odense, e na maioria dos festivais brasileiros, incluindo Campos do Jordão e Virtuosi de Recife.


04.08.24
9h30 | DOM
PETAR Núcleo Santana
Guia: Dillan Mendes
Ponto de encontro: Praça Luiz Nestlehner. Transporte gratuito para o PETAR saindo às 9h.
Vagas limitadas. Inscrições pelo WhatsApp 21 98678 7720.
Dillan Mendes
Guia Credenciado no PETAR, com especialidade em fotografia, observação de aves e off road, com 5 anos de experiência.

04.08.24
09h30 | DOM
Palestra com Rodrigo Aguiar
PETAR Núcleo Santana – Auditório
Transporte gratuito para o PETAR saindo às 9h da Praça Luiz Nestlehner. Vagas limitadas.
Inscrições pelo WhatsApp 21 98678 7720.

Rodrigo Aguiar
Palestrante
Gestor Ambiental, especialista em emergências ambientais, espeleólogo, atua há mais de 20 anos em unidades de conservação, turismo de natureza, soluções baseadas na natureza, desenvolvimento territorial, responsabilidade socioambiental. Gestor de unidades de conservação há mais de 10 anos, com projetos de turismo de base comunitária, manejo de visitação turística em cavernas, projetos de recuperação de áreas degradadas, elaboração de planos de manejos e com processos participativos com comunidades tradicionais.

04.08.24
DOMINGO
PRAÇA LUIZ NESTLEHNER
R. Benjamin Constant, 276-302 - Centro
13h30 às 16h - FOTOGRAFIA
Exposição de fotos em Projeção de Dillan Mendes e Irineu Ramos de Lima.
Local: Igreja Matriz

Dillan Mendes
Guia Credenciado no PETAR, com especialidade em fotografia, observação de aves e off road, com 5 anos de experiência.

Irineu Ramos de Lima
Conhecido como Tiço, é guia de cavernas há 39 anos. Começou a se interessar por fotografia ao observar o trabalho de um fotógrafo que guiou. Suas fotos são sempre focadas na natureza e na população da região do PETAR.
13h30 às 16h30 - EXIBIÇÃO DE ARTESÃOS
Local: Praça da Matriz (Praça Luiz Nestlehner)
OS SABERES DO CIPÓ TIMBOPEVA
João Florindo | Trançado de cestos
Renato Pedroso | Vassouras
Rudinei Rodrigues de Paula | Jiqui covo (para pesca)




13h30 - OFICINA DE ARTESANATO
Débora Dias | Peixe em fibra do tronco da bananeira (Adorno)
Local: Praça da Matriz (Praça Luiz Nestlehner)
Vagas limitadas. Inscrições pelo WhatsApp 21 98678 7720.
Debora Dias
É artesã desde criança, aprendeu a função de retirada da fibra do tronco da bananeira e elaborar peças com as fibras com sua avó que aprendeu a técnica com seus antepassados.
Hoje é cuidadora e zeladora da Casa do Artesão de Iporanga, onde organiza e cataloga as peças dos artesãos, e é responsável pela venda e pagamento aos artistas. Sua renda é exclusivamente da venda das fibras do tronco de bananeira, das suas peças na casa do artesão e como oficineira.
Suas peças também são adquiridas em todo o território nacional. Participa de um projeto com o Sebrae para venda do seu artesanato em uma loja de artesanato na cidade de São Paulo.
Em 2023, foi contemplada com o projeto cultural “Mulheres de Fibra de Iporanga” pelo edital das demais áreas da cultura através da Lei Paulo Gustavo de Iporanga, onde ministrou 3 oficinais em comunidades rurais do município, ensinando o tradicional tratamento das fibras retiradas do tronco da bananeira e a elaboração das peças. Nesta oficina trabalhará artesanatos inspirados nos rios e nos peixes de Iporanga.

14h30 – OFICINA DE ARTESANATO
Maria Paixão | Balaio trançado em taquara (para pesca)
Local: Praça da Matriz (Praça Luiz Nestlehner)
Vagas limitadas. Inscrições pelo WhatsApp 21 98678 7720.
Maria Paixão
Artesã desde criança, quando aprendeu a técnica do trançado em taquara.

15h30 – SHOW
Julio César & Luciano
Local: Coreto da Praça da Matriz
(Praça Luiz Nestlehner)
Julio César & Luciano
A dupla de músicos de Iporanga vem se apresentando na região em diversos eventos e recebendo prêmios em festivais. Foram os campeões do Festival Sertanejo 2019 de Capão Bonito e foram a dupla vencedora da 50ª Roda de Violeiros – “Fermínio Gonçalves de Freitas” em Registro. Em 2024, se apresentaram no Festival Melquíades Álvares Pessoa no município de São Miguel Arcanjo.

16h – SHOW
Filhos de Iporanga
Local: Coreto da Praça da Matriz
(Praça Luiz Nestlehner)
Filhos de Iporanga
Grupo musical originado a partir de uma canção homônima do compositor desta cidade Benedito Rodrigues. Desde sua criação, a música tem sido apresentada em diversos festivais e eventos na cidade de Iporanga e em regiões vizinhas. Músicos veteranos locais integram este grupo que se dedica principalmente ao estilo sertanejo caipira, com ênfase na valorização da viola.
IPORANGA | SP
04.08.24
Fotógrafo: Nilton Silva
Fotógrafo: Dillan Mendes
